[Teaser] Doc. Mulheres Mil - Paraíba

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Programa Mulheres Mil/Pronatec realiza aula inaugural em São José de Piranhas



Qualificação Profissional, inclusão social e elevação da escolaridade. São essas as oportunidades que 80 mulheres de São José de Piranhas, no sertão do estado, receberão através do curso Agente de Gestão de Resíduos Sólidos promovido pelo Programa Mulheres Mil/Pronatec, em parceria com o município. A aula inaugural do curso foi ministrada na noite desta segunda (21) e contou com a presença das alunas e representantes do IFPB e da prefeitura.

 O curso tem carga horária de 240 horas e as alunas serão capacitadas a executar serviços no âmbito da gestão de resíduos sólidos, com foco na sua redução, reutilização e reciclagem, fazendo inspeções e campanhas de conscientização para orientar na gestão adequada. O Agente de Gestão de Resíduos Sólidos busca e realiza parcerias com empresas para a coleta dos resíduos recicláveis.
 A aluna Alcilene de Oliveira é dona de casa, tem 39 anos e esta será sua primeira oportunidade de se capacitar profissionalmente. “Eu só estudei até a quarta série e tive que parar. Agora estou fazendo EJA (Educação de Jovens e Adultos) e quero que esse curso seja o primeiro passo para que eu aprenda uma profissão”, conta.

 De acordo com Virginia Holanda, supervisora do Mulheres Mil no Campus Cajazeiras, o Programa, além oferecer uma ajuda financeira às participantes, é uma excelente porta para o mercado de trabalho. “Esse é o primeiro curso do programa aliado ao Pronatec que é desenvolvido aqui na cidade. Esperamos que com o incentivo elas se qualifiquem e possam se sentir motivadas a continuar estudando”.

 Para o professor Jailton Ferreira Moreira, Coordenador do Pronatec no Campus do IFPB Cajazeiras, a vinculação do Mulheres Mil ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego está fortalecendo ainda mais o programa. “Antes, os professores trabalhavam de forma voluntária e os recursos eram escassos. Agora, vinculado ao PRONATEC, o Mulheres Mil tem um melhor aporte financeiro, os docentes recebem por hora-aula e a tendência é expandí-lo para outros municípios”.

 O Programa Nacional Mulheres Mil tem como objetivo principal promover a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando com a lógica de melhoria da renda e do desenvolvimento do ensino nas comunidades atendidas. O programa funciona a partir da oferta de cursos de formação personalizados, que trazem em seus planos de cursos temas como direitos e saúde da mulher, relações interpessoais e inclusão digital.

 *Lidiane Maria – Jornalista do IFPB/Campus Cajazeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário